Como desenhar Usando uma mesa digitalizadora no Adobe Illustrator

Published on by jiangzhe

Programa Adobe Photoshop VS Illustrator

Programa adobe Photoshop vs Illustrator

Quando falamos de computação gráfica, existem basicamente dois tipos de formatos de origem: bitmap e vetor. O primeiro, mais popular, consiste na formação da imagem por pontos (ou melhor, quadrados) minúsculos que se diferenciam pela cor, os pixels. Já o vetor consiste na geração da imagem através de descrições geométricas de formas. Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos baseados em vetores matemáticos.

Os bitmaps (ou "raster") são a única forma de se capturar fotos, já que a tecnologia atual ainda não é capaz de converter luz em descrições geométricas. Por essa razão todas as câmeras são classificadas pela resolução com que são capazes de capturar. Quanto mais pixels a câmera for capaz de produzir, maior será a resolução da imagem – e mais pesado será o arquivo. Esse conceito de resolução não existe no mundo dos vetores, o que faz com que seja possível dar zoom infinitamente em imagens vetoriais sem que os elementos fiquem embaçados (ou "pixelados"). E os arquivos são sempre leves!

Photoshop e Illustrator,  são para finalidades diferentes. Ambos os softwares como sabemos pertencem à Adobe mas com funções e finalidades diferentes.

Photoshop é mais conhecido, talvez dos softwares mais conhecidos em todo o mundo pelas enormes capacidades de edição de imagem, basicamente conseguimos já fazer de tudo (ou quase a partir do mesmo... É um software concebido principalmente para edição e trabalha em BitMap, ou seja, pixeis.

O Illustrator já é outra coisa, trabalha em vetorial, ou seja, é como se fossem pixeis mas graças a uns cálculos matemáticos do software os vetores (imagens) ajustam-se conforme o tamanho e nunca perdem qualidade, ou seja, podes passar uma imagem de 10 cm para 10 metros que esta não desfoca como aconteceria no photoshop, o pixeis ajustam-se com os tais cálculos e fica com a mesma qualidade.

 Eu ás vezes trabalho um logo em Illustrator e depois dou-lhe uns toques em PS. Isto porque o Illustrator é feito para desenho vectorial, o que é ideal para a criação de logotipos.

Usar a  Tablet mesa digitalizadora (Caneta) do Adobe Illustrator

mesa digitalizadora xp-pen deco pro vs xp-pen artist 15.6 pro

Um dos acessórios mais úteis (e legais) para quem é um profissional da área de design gráfico é a mesa digitalizadora. Com ela, fica muito mais fácil desenhar ou editar as criações, pois permite mais liberdade de movimento e controle, como se fosse uma prancheta digital.

A mesa digitalizadora é um acessório digital, no qual você pode escrever e desenhar usando uma “caneta” que vem com a mesa. Tudo o que você registra nessa mesinha aparece na tela do computador. Alguns modelos, conhecidos como “tablet gráfico”, possuem um visor próprio que mostra tudo o que você escreve ou desenha, como se fosse papel e caneta. É muito útil para designers profissionais ou pessoas que gostam de criar, ilustrar e desenhar. 

É bem simples de usar! Apenas conecte-a no computador, usando o cabo USB ou via Bluetooth. Logo na primeira vez em que ela for ligada, espere a instalação automática. Caso não comece sozinha, Baixe e instale o driver . Coloque-o no computador e siga as instruções que o programa indicar. 

Após fazer isso, abra o programa de edição de imagens que você gosta de usar e utilize a caneta da mesa digitalizadora. Dependendo da caneta, você pode fazer traços fininhos ou mais grossos. A maioria dos modelos funciona com Windows e MacOS.

A marca mais conhecida e recomendada é a japonesa Wacom. Existem ainda outras empresas no mercado que oferecem produtos similares, como a XP-PEN.  eu tenho uma 15.6"tela digitalizadora XP-Pen Artist 15.6 Pro e recomendo.

desenho digital em tela digitalizadora xp-pen artist 15.6 pro

Como desenhar no illustrator com mesa digitalizadora

desenho digital com adobe illustrator

Usando uma mesa gráfica e caneta com Illustrator software gráficos vetoriais da Adobe torna o processo de desenhar linhas e formas mais intuitiva e realista. Para maior controle sobre o software, ative a configuração de pressão da caneta no Illustrator. 

Quando a pressão da caneta está ligado, Illustrator muda o pincel com base em quão duro você empurrar o tablet. Se você definir a pressão da caneta para afetar o diâmetro da escova , por exemplo , empurrando firmemente no tablet com a caneta faz com que o diâmetro da escova a se expandir. Você deve ter uma mesa digitalizadora sensível à pressão conectado ao seu computador antes de habilitar esta opção. Instruções.

1. Conecte seu tablet de gráficos para o seu computador . Lançamento Illustrator .

2. Clique no ícone na barra de ferramentas escovas do lado direito para abrir a janela da paleta Pincéis. Clique duas vezes no pincel que deseja usar para abrir a janela de opções.

3. Clique no menu drop -down "diâmetro " e clique em " Pressão ". Clique no botão " Angle " e " circularidade " menus drop-down , e clique em" pressão " para cada um, se desejar.

4. Clique em" OK "para fechar a janela de opções e ligue pressão da caneta em Illustrator .

Algumas pessoas iniciantes no uso do pacote adobe não sabem , mas é possível usar brushes e texturas nos trabalhos feitos no illustrator com o próprio mouse & mesa digitalizadora. 

lá embaixo na aba "efeitos" tem algumas opções da galeria, onde você consegue colocar texturas em objetos selecionados previamente. 

depois de selecionar um efeito, a galeria abre e você pode explorar outras texturas e configurações .

Além da galeria de efeitos, dá pra usar brushes pra gerar sombra/luz/textura nos desenhos  você encontra a aba de pincéis em: "Janela>Pincéis".

Usando um pincel, é possível colocar textura nas formas e "demarcar" a área com as máscaras de corte do programa .

e no final ficou tudo cheio dessas texturinhas que eu gostei bastante! 

Fonte: https://www.xp-pen.pt/forum-1869.html

To be informed of the latest articles, subscribe:
Comment on this post